Resultado financeiro da 38ª Oktoberbest ultrapassa R$1,1 milhão
Na manhã desta terça-feira, 12, a Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), parceira do Município na realização da maior festa alemã do Rio Grande do Sul, apresentou os resultados financeiros da 38ª Oktoberfest e Feirasul, ocorrida de 5 a 8, 11 a 15 e 20 a 23 de outubro, em Santa Cruz do Sul. A reunião foi realizada no Salão Nobre do Palacinho da Praça da Bandeira, com a presença da prefeita Helena Hermany e do presidente da Câmara de Vereadores, Gerson Trevisan. De acordo com o Balanço Financeiro apresentado pela entidade, a Festa da Alegria teve um saldo positivo de R$ 1.159.077,77, com um público pagante de 121.765 mil pessoas.
Conforme o presidente da Assemp, Ricardo Bartz, os números registrados ao longo da festa e posteriormente, destacam o empenho para que a edição ficasse marcada na história da Oktoberfest. “Os dados refletem a boa parceria realizada entre as entidades empresariais e o Poder Público. Fizemos uma grande festa e evidenciamos a relevância que a Oktoberfest tem tanto para Santa Cruz quanto para o Rio Grande do Sul”, destacou Bartz.
Segundo o relatório apresentado nesta terça, as receitas da Oktoberfest totalizaram R$ 11.454.325,07. O maior faturamento foi alcançado com venda de bebidas, R$ 3.981.674,02, seguido pela comercialização de ingressos (R$1.993.399,40), Feirasul (R$ 963.614,29) e Gastronomia (R$ 792.500,00). As despesas somaram um total de R$ 10.295.247,30, sendo atribuídas, principalmente, à compra de bebidas (R$ 2.079.565,28), Eventos (R$ 1.613.301,44), Obras e Infraestrutura (R$ 1.034.348,13) e implementação da grande novidade do evento, o Oktober Karte, sistema cashless utilizado para pagamento na gastronomia (R$770.528,49).
Durante os 13 dias de 38ª Oktoberfest, foi contabilizado um público circulante de aproximadamente 400 mil pessoas, considerando os que acessaram gratuitamente o parque na abertura e horários de gratuidade, no Dia da Maturidade Ativa, Dia da Criança, expositores, prestadores de serviços bem como os envolvidos nos três desfiles temáticos realizados. O movimento financeiro no município foi estimado em R$ 50 milhões e gerou cerca de 5 mil empregos diretos.
Consumo: Nos 50 pontos de alimentação e bebidas da Festa da Alegria, que comercializaram desde lanches, buffet, comida típica, costelão, entre outras iguarias, foram consumidos 197.142 itens de alimentação e 48 mil litros de refrigerante e água. O consumo de bebidas da Eisenbahn e da Coca-Cola foi expressivo. “Batemos um novo recorde de consumo de chope, chegando a 184 mil litros, quase 30 mil a mais do que o registrado em 2022”, frisou Bartz. Graças ao Oktober Karte, utilizado para controle de consumo de bebidas e alimentação, a Festa da Alegria passa a ter referência sobre o volume de vendas durante o evento.
Outro número significativo foi registrado pela Agroindústria Familiar. As vendas dos 40 expositores chegaram a R$ 591.929,00 durante a 38ª Oktoberfest. Ao todo, foram 30 agroindústrias focadas na comercialização de produtos coloniais como cucas, bolachas, conservas, geleias, doce de leite, embutidos, erva-mate, mel, queijos,salames, sucos, entre outros, e 10 dedicadas à venda de flores e folhagens, artesanato rural e sementes crioulas.
Solidariedade: Com a cobrança do ingresso solidário para os shows nacionais de Ana Castela, Henrique & Juliano, Maiara & Maraísa, Alexandre Pires e Hugo & Guilherme foram arrecadadas 7,4 toneladas de alimentos, que correspondem a R$ 45,2 mil em dinheiro. Os donativos foram distribuídos para as entidades cadastradas no Banco de Alimentos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Além disso, a ação também contemplou o Grupo do Bem, com uma doação em dinheiro de R$ 2.100,00.
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