Menos riscos e mais prevenção: segundo painel traz alerta para condomínios

A responsabilidade dos condomínios nas obras comuns e privativas foi o tema do segundo painel dentro da programação da 8ª Construarte e 9ª Multifeira. O evento foi realizado na noite desta quinta-feira, no auditório da Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) e reuniu síndicos, construtores, engenheiros, arquitetos e demais profissionais da área. Três profissionais do setor levaram aos presentes conhecimentos sobre o tema.

O primeiro a falar foi o inspetor-chefe do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (Crea-RS), Ário Sabbi. O foco foi a necessidade de contratação de profissionais e empresas com registro no sistema Crea/Confea como garantia de segurança técnica, financeira e jurídica. Segundo Sabbi, relatos de contratação de pessoas não registradas para serviços em condomínios chegam constantemente ao conselho. “Cuidem bem. Estejam atentos aos profissionais que são colocados para trabalhar dentro dos condomínios. As regras são claras e o Crea está atento no que diz respeito a fiscalização”, disse.

Pontos relacionados às obras em condomínios, ações cíveis e trabalhistas de obras realizadas e proteção para condomínios foram expostos pelo sócio-fundador do BVK Advogados, Guilherme Valentini. Ao longo da fala, o profissional do direito apresentou regulamentações gerais, municipais, federais e civis. “É um tema que diz respeito à possibilidade de mitigar riscos. Isso vale para síndicos e donos de obras. Sempre orientamos para a adoção de medidas preventivas, que sejam previstas normas para contratação de empresas que adentrem o condomínio e que todas as terceirizadas contratadas sejam idôneas”, frisou.

Incidentes podem ser minimizados – O diretor da Bitencourt Seguros, Eduardo Bitencourt, explanou sobre opções de seguros para proteger funcionários, patrimônio relacionado a obras e patrimônios de terceiros durante execução de obras. “Incidentes podem ser evitados, mas se acontecerem devemos ter todo um aparato para minimizá-lo, como uma estratégia de gerenciamento de risco. O seguro em obras nada mais é do que valorizar o profissional e proteger a empresa ou o condomínio”, destacou.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *