Otimismo, agilidade e valorização dos profissionais pautam início da 8ª Construarte e 9ª Multifeira

O crescimento do setor, a importância da agilidade nos processos e a valorização dos profissionais foram os assuntos que nortearam a primeira atividade da 8ª Construarte e 9ª Multifeira. Com o auditório da Associação as Entidades Empresariais (Assemp) recebendo grande público, lideranças das entidades mais importantes do setor no Rio Grande do Sul abordaram o tema Panorama da Construção Civil e do Mercado Imobiliário. O evento segue até domingo, 2, com entrada franca.

Mediada pelo engenheiro civil e coordenador dos eventos, Leo Azeredo, o painel contou com participação da presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (Crea-RS), engenheira ambiental Nanci Walter, do diretor Executivo do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS), Leônidas Quadros da Paixão, e do presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis 3ª região (Creci-RS), Márcio Bins Ely.

Leônidas Quadros da Paixão foi o primeiro a falar. O presidente do Sinduscon-RS abordou os desafios com os altos custos, preocupação com a taxa de juros e indicadores econômicos. Ele também trouxe uma pesquisa com as situações que mais desafiam quem trabalha na área. “Tenho por mim que o emprego de hoje é o reflexo da venda de ontem e sempre digo que a construção civil está num ciclo de produção. Ao mesmo passo em que preocupam alguns fatores como a Taxa Celic e o custo de materiais, sabemos que apresentamos um desempenho superior a economia nacional nos últimos dois anos e os números de emprego formal na construção estão positivos”, destacou.

Presidente do Crea-RS, Nanci Walter, focou em inovação e como o Conselho trabalha para gerar celeridade na construção civil agilizando serviços. “A gente precisa trabalhar e para isso é preciso agilizar. Com a liberação de procedimentos burocráticos de forma mais rápida passamos a conseguir mais trabalhos. Nas Anotações de Responsabilidade Técnicas (ART), por exemplo, reduzimos para 32 minutos a liberação lá em 2021, ainda na pandemia, e sabíamos que ainda assim era muito tempo. Fomos para o Pix e em questão de dois ou três minutos, hoje temos as ART’s liberadas”, pontuou.

Valorização de quem trabalha – Márcio Bins Ely, presidente do Creci-RS, falou sobre o papel do conselho no auxílio aos corretores, com destaque para as atribuições legais, benefícios aos trabalhadores e o combate ao exercício irregular da profissão. Atualmente, são 38 mil profissionais cadastrados no Estado, sendo 1.075 em Santa Cruz do Sul. “Esse grande número faz com que sejam várias as ações para valorizar o nosso profissional, campanhas, clube de benefícios, cursos de atualização profissional, dentre outros. Cuidamos de quem trabalha”, disse. Ao finalizar trouxe uma dica aos profissionais presentes. “O corretor não pode ver no colega um adversário e sim um parceiro” finalizou.

Solenidade de abertura
A cerimônia de abertura da 8ª Construarte e 9ª Multifeira, realizada junto ao Pavilhão 2 do Parque da Oktoberfest, foi prestigiada por lideranças empresariais, presidentes de entidades, autoridades, entre elas, a secretária adjunta de Obras do Estado, Zilá Breitenbach, e imprensa. “Estamos muito felizes com a reestruturação do evento e confiantes de que será uma grande feira, demonstrando a força do setor para o município e região”, enalteceu o coordenador dos eventos, Léo Azeredo.

O presidente da Assemp, Ricardo Bartz, destacou a importância do evento. “São feiras que demonstram a força do mercado da construção e imobiliário e que impulsionam a economia local e regional. Só temos que agradecer a todos os voluntários, entidades e empresas que acreditaram no projeto”, destacou.

Já o vice-prefeito, Elstor Desbessel, que representou o Executivo Municipal, desejou a todos uma excelente feira, repleta de bons negócios, aprendizado e momentos de integração. “Que essa seja uma ocasião para estreitar laços, fazer contatos e fortalecer nossa comunidade empreendedora”, frisou. “Aproveitem ao máximo essa oportunidade de encontrar inspiração e conhecimento que poderão ser aplicados em suas próprias atividades, contribuindo para o crescimento de nossa cidade e para a melhoria da qualidade de vida de todos os cidadãos”, enfatizou.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *