Seminário destaca cases de sucesso de inovação por meio de conexão com startups
O atual cenário dos negócios e da sociedade exigem uma velocidade maior quando o assunto é inovação. Neste sentido, a Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) e o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Comciti) realizaram na tarde desta quinta-feira, 12, no auditório da Assemp, o seminário Inovação Sistematizada nas Empresas, com a presença de autoridades, empresários, apoiadores, convidados e imprensa. “Este será o primeiro de várias outras ações do ano, pois inovação requer análises constantes. Hoje trouxemos cases de sucesso de inovação e de que forma eles realizam a conexão com as startups”, explicou o vice-presidente de Desenvolvimento da Assemp e vice-presidente do Comciti, Eduardo Kroth.
Durante o seminário, além do mapa das próximas ações em Santa Cruz do Sul, o destaque ficou a cargo das apresentações dos cases de sucesso do Instituto Hélice e da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo. A superintendente Executiva da Unimed VTRP, Rosilene Knebel, apresentou o programa de inovação da cooperativa, chamado de Innovation, que tem por objetivo identificar startups que possam encontrar soluções para grandes áreas de atuação da instituição. Em seu diálogo, ela destacou os diversos aspectos e desafios que foram necessários para culminar no programa, como consultorias, criação de uma cultura, mudança de padrões que eliminam a criatividade, retirada de excessos dentro da organização, visto que a burocracia engessava o processo, entre outros.
A superintendente ainda ressaltou como funcionou todo o processo para a escolha das startups, bem como acontece a parceria com as contratadas para atender as demandas do dia a dia e dos processos da cooperativa. “Uma oportunidade de aprendizado, de fazer coisas diferentes. Ficamos muito entusiasmados com o processo”, frisou. Além disso, ela mencionou que, para 2020, a segunda edição do programa Innovation está em desenvolvimento, no momento da seleção das startups, sendo que o resultado ocorre no dia 8 de julho.
O Instituto Hélice foi representado pelo conselheiro, Paulo Gehlen, e pelo diretor Executivo, Thomas Job. Eles classificam o instituto como um movimento empresarial que acredita na transformação de um ecossistema de inovação de forma colaborativa. A iniciativa é mantida por empresas da Serra Gaúcha com o propósito de aproximar organizações e startups ao redor de problemas comuns. Durante a apresentação, os representantes destacaram a necessidade de uma mudança cultural e da criação de ambientes propícios para o processo de transformação, principalmente com o objetivo de atrair e reter talentos. Além disso, eles mencionaram que existem poucos empreendedores em startups na região.
O diretor ainda falou sobre as atividades realizadas pelo Instituto Hélice, bem como é organizada as conexões com as startups. Job ainda salientou os resultados da parceria entre as empresas, sendo o principal fator de união o interesse pela inovação. “O melhor foi trabalhar em conjunto, compartilhando e aprendendo”. Como forma de incentivar os presentes a buscarem suas estratégias de mercado ligadas à inovação, logo após as apresentações, o seminário encerrou com um debate sobre a temática do evento.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!