Assemp e UPV Santa Cruz promovem capacitação para as organizações da sociedade civil
A Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), por intermédio da Unidade da Parceiros Voluntários do município (UPV Santa Cruz), realizou na última quarta-feira, 16 de julho, o Curso para Organizações da Sociedade Civil. A capacitação, focada em projetos sociais, aconteceu no Espaço Assemp, dentro do Parque da Oktoberfest, e foi ministrado pelo coordenador de Rede da Organização Não-Governamental Parceiros Voluntários (PV), Guilherme Mielle Borba. “A Assemp busca não só o desenvolvimento econômico, mas também o social. Esta iniciativa, além de integrar as entidades, eleva o conhecimento das organizações a cerca de projetos sociais”, ressaltou a coordenadora da UPV Santa Cruz, Alice Kwiatkowski.
Entre os tópicos principais abordados durante a capacitação, que se estendeu durante a manhã e a tarde, estavam a captação de recursos no Terceiro Setor, em que o ministrante mostrou o cenário atual; as ferramentas de gestão que melhoram o desempenho e auxiliam para gerenciar as entidades; bem como os conceitos básicos para elaboração de projetos. Conforme Borba, o curso tem como intuito o “fortalecimento da rede colaborativa do Terceiro Setor, utilizando como meio uma visão gerencial”.
Durante sua explanação sobre os conceitos, Borba falou sobre a importância de não priorizar a captação de recursos como propósito inicial, bem como mostrou que um projeto é uma ação planejada, estruturada em objetivos, atividades e resultados, que no final deve culminar na transformação social. Ele ainda frisou sobre o envolvimento das partes interessadas. “Quanto mais envolvimento, mais se ganha”, relatou. Além dos principais tópicos abordados, o curso teve momentos de dinâmica e confraternização.
PARTICIPANTES – O Curso para Organizações da Sociedade Civil contou com a presença de 20 participantes de 14 diferentes organizações. Estiveram presentes na capacitação o Hospital Santa Cruz, Hospital Ana Nery, Comunidade Terapêutica Recomeçar, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação Comunitária Pró-amparo do Menor (Copame), Associação Santa-Cruzense de Pessoas Portadoras de Deficiência Física (Aspede), Casa da Criança, Associação de Auxílio aos Necessitados (Asan), Centro de Valorização da Vida (CVV), Associação de Assistência a Pacientes Oncológicos e Transplantados (Aapot), Ação Social da Diocese de Santa Cruz do Sul (Asdisc), Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan), Centro Marista e Instituto Humanitas.
FOTOS EM ANEXO: Principais momentos do Curso para Organizações da Sociedade Civil
CRÉDITO FOTO: Patricia Barreto/Divulgação
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!